terça-feira, 23 de junho de 2009

O porquê do futebol

Essa de me candidatar à musa de futebol me fez repensar o porquê que gosto tanto do esporte bretão – não o motivo pelo qual escolhi meu time do coração, mas por que raios eu deixo de sair aos domingos e durmo tarde nas noites de quarta-feira só para ver um jogo de futebol que nem sempre é do meu time.

Pelo que me lembrava, nunca tive influências que me fizessem gostar de futebol: minha mãe é corinthiana não-praticante e meu pai diz que torce pelo o Santo André (é um torcedor frustrado do Palestra dos anos 60/70!).

Mas dia desses revirei meu baú de recordações infantis e constatei: gosto de futebol por causa do meu avô. Convivi com ele apenas oito anos, mas foram os anos mais mágicos da minha vida. Com ele, aprendi que deficiência física não é motivo para falta de alegria. Adorava seus beijos na testa – até hoje sinto sua barba cerrada na minha fronte. Ele foi o primeiro homem a me chamar de “meu amor”.

Nas tardes de sábado depois de seu banho de sol na calçada e de conversar com o bairro inteiro que cruzava sua frente, eu o levava em sua cadeira de rodas até a frente do seu televisor preto e branco para assistir o seu Santos jogar. Na frente da TV não falávamos nada, apenas víamos umas imagens mal definidas vindas da antena com Bombril e quando o gol acontecia só dávamos um sorriso um para o outro.

Não entendia de futebol, mas já o compreendia como uma maneira de aproximar as pessoas. Hoje, ainda o concebo assim: futebol é uma forma de estar perto daqueles que amo e do meu avô.

5 comentários:

André Henriques disse...

Ah... só faltou seguir os passos do avô! Puxa vida... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas é isso aí. Essa uma teoria muito boa para o futebol! Eu tenho outras... mas tiro meu chapéu! O futebol aproxima!

Beijos!

Anônimo disse...

(y)

Felipe Gesteira disse...

Futebol deveria mesmo servir apenas para trazer alegrias e aproximar as pessoas, infelizmente ainda encontramos violência nos estádios. Aqui em João Pessoa, torcidas de um mesmo time brigam entre si.
Parabéns pela candidatura. Você era a modelo mais bonita entre todas as participantes.

Fabiano disse...

Li diversas postagens tuas e achei esta um tanto especial, pois nos faz recordar as coisas boas da vida e que vao se perdendo ao longo de nossas trajetorias. Ainda nao votei em ti, pois pediu o voto ate para os torcedores do meu principal adversario, mas esqueceu de lembrar do meu time, talvez porque tenha sido o algoz do teu SP na final da libertadores 2006. De qualquer forma, tu nao precisa de votos para que se considere uma musa.

Alessandro disse...

Muito legal Manu... li alguns artigos seus e você tem um dom para escrever, deveria publicar um livro com as suas cronicas.